O Marketing e as novas Tecnologias Educacionais

1

Há alguns anos vemos um processo de evolução tecnológica englobando a maneira em que alunos são educados em nosso país. Vemos escolas adquirindo computadores, sistemas eficazes de educação através de ferramentas informatizadas como datapédias, acesso a internet, jogos educacionais entre outros. Isso mostra que ainda existe um grande mercado por ser atendido, uma vez que estamos em um país atrasado quando comparado a outros subdesenvolvidos tecnologicamente.

A oportunidade de marketing neste sentido é muito grande, se analisarmos no segmento educacional o monopólio de algumas empresas e um vasto mercado a ser atendido.

2

A demanda para softwares educativos é alta, tanto para escolas particulares quanto estaduais ou municipais, porém dificilmente encontramos produtos bons e baratos para o ramo. O desenvolvimento desses softwares gera baixo custo, pois não é necessário o uso de uma linguagem de programação muito estável e elementos simples como o flash pode saciar a sede do público e melhorar a capacidade de raciocínio dos alunos pelo fato de instigar o mesmo à interagir com o assunto. Além disso, a interatividade é uma forma simples e prática de se aprender algo. Basta vermos a evolução da internet nos últimos anos e analisar como interagimos com o conteúdo on-line. Ou seja, a tecnologia está a favor do processo de ensino-aprendizagem, só faltando mesmo uma política voltada para a implementação maciça desta tecnologia a todos os alunos.

3

Outra questão que se deve focar com muita clareza se refere à qualificação dos profissionais que irão lidar com estas novas tecnologias. Não adianta possuir um profissional em sala de aula que não tenha controle pleno sobre estas novas ferramentas. Quadros interativos, tele e videoconferências, acesso à internet em sala de aula, utilização de multimídias para tornar as aulas mais divertidas e interessantes são ferramentas inúteis quando se tem um profissional que não domina estas técnicas. Quem perde? Alunos, professores e instituição, uns mais e outros menos…

Redigido por: Jonathan M. Fernandes

Acadêmico da 8ª fase do Curso de Administração com ênfase em Marketing da UNIDAVI – Campus Taió – SC

Adaptado por: Prof. Erick William Pereira

Anúncios

~ por erickmkt em 02/09/2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: