Necessidades x desejos – a guerra entre o anjinho e o diabinho na sua mente.

Por que algumas pessoas compram uma calça de R$ 90,00 e outras compram uma calça de R$ 800,00? A marca poderia ser uma das respostas corretas. Mas como no marketing, nem sempre 1 + 1 = 2, temos algo que acontece na sua mente e você nem percebe às vezes: briga entre o anjinho (necessidade) x o diabinho (desejos). Algumas vezes compramos apenas o necessário; outras vezes vamos muito além e acabamos por comprar algo coisas que nem sempre são necessárias, apenas para atender ao ego ou à vontade de se sentir bem.

anjo e diabinho

Quando falamos sobre necessidades e desejos, adentramos em um mundo novo, com poucos pareceres críticos que o fundamentam, tanto o desejo quanto a necessidade são avaliados de maneira diferente, conforme o grupo ou individuo. Algo extremamente necessário para sua necessidade pode ser fútil ou irrelevante para outra, o mesmo ocorre com o desejo, este varia de acordo com as influências recebidas do ambiente e a percepção de cada uma delas ao individuo.

O conceito de auto-realização muda de pessoa para pessoa. Por exemplo, para mim pode ser extremamente importante ser diretor de uma grande empresa. Para outros profissionais isso não seria o mais importante, pois a sua auto-realização seria ter um bom salário onde ele pudesse sustentar sua família a poder passar tempo de qualidade com ela. É por isso que é tão importante se conhecer o cliente também na hora de atendê-lo: saber quais necessidades/desejos atender aumenta muito mais as chances de se vender um produto a ele. Saber realmente o que o cliente entende como valor favorece o seu retorno à empresa para futuras compras.

Para entendermos um pouco mais sobre as necessidades humanas, vamos seguir a linha do pensamento de um grande sábio na área, Abraham Maslow.

“Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz. O que um homem pode ser, ele deve ser. A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização.” Abraham Harold Maslow (1908 – 1970).

hierarquia_das_necessidades_de_maslow

Maslow propôs ao mundo a hierarquia de necessidades, tendo por objetivo principal a auto-realização, para melhor compreensão ele dividiu as necessidades em uma espécie de pirâmide, que deve ser conhecida por todos da nossa área, onde temos: Quanto mais para cima na pirâmide, mais trabalhamos nossos desejos, quanto mais na base, trabalhamos as necessidades. Profissionais de marketing estimulam o target tentando fazer com que o desejo se torne uma necessidade, fazendo com que o cliente gaste mais e aumentando as chances de se ter uma campanha bem sucedida.

E na sua mente? Na briga do anjinho x diabinho, quem vence?

Desenvolvido por Jonathan M. Fernandes (acadêmico 8a. fase do curso de Administração com ênfase em Marketing – UNIDAVI Taió) e Prof. Erick Pereira (Mestrando em Administração pela UNIVAI – Biguaçú).

Anúncios

~ por erickmkt em 26/09/2009.

4 Respostas to “Necessidades x desejos – a guerra entre o anjinho e o diabinho na sua mente.”

  1. Muito massa esse artigo, gostei muito das adaptações, e realmente isso ai é a eterna briga entre o Bem e o Mal dentro de nós, rsrs! Sucesso! Té Breve!

  2. As pessoas redirecionaram suas necessidades… a questão status alcançou um patamar que até Maslow ficararia surpreso. A pergunta é até onde o mundo conseguirá suportar este modelo de sociedade?

  3. Concordo com a Rosi, realmente os desejos ultrapassaram nossas necessidades, e hoje a procura, pelo diferencial é muito grande, surge ai uma novidade para o mercado, algo que tratamos no artigo de mkt por direito, e futuramente em um artigo sobre relacionamento que está sendo desenvolvido, para saberem mais, mantenham-se conectados!!!!

  4. A titulo de contribuição. A necessidade é inerente ao individuo, ao ser humano. Já o desejo é a transformação ,são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. São os objetos que satisfazem a necessidade.
    A necessidade é a falta que nos faz move enquanto ser humano, já o desejo é o que preenche essa falta.
    Infelizmente alguns autores misturam necessidades e desejos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: