Pesquisa mercadológica – investigação a serviço do sucesso!

Olá pessoal! Desculpem a demora de 1 semana para postar mais informações mas o mestrado este mês está sendo pesado demais para minha pessoa. Alinhando isso ao fato de fim do ano ser sempre uma correria no trabalho, tá bem complicado sobrar tempo para escrever. Mas como não esqueço de vocês, vamos ao que interessa:

Pesquisa mercadológica: para que serve? Quem usa? Quem se beneficia? É fácil fazer? Como fazer?

São várias as perguntas de pessoas que entram em contato comigo a respeito do assunto, por isso vamos abordá-lo de forma simples e direta, se preciso, em mais de um post.

Se pararmos para analisar nosso dia a dia, realizamos pesquisas durante várias horas. Podemos pesquisar informações em um jornal on-line, vagas de emprego em um jornal impresso, escolher o melhor jornal para assistir na hora do almoço ou ainda pesquisar qual balada será a melhor na sexta feira. Fazemos pesquisa formal e informalmente, sendo a maneira informal a mais comum no nosso dia a dia.

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Se analisarmos a pesquisa mercadológica, a mesma possui algumas características muito importantes como a utilização de fatos reais e dados verificáveis, além de ser falível e por isso chegar a resultados quase exatos.

Na maioria das vezes, não temos como afirmar 100% de certeza em uma pesquisa mercadológica. Alguém arrisca dizer o por que?

Através da pesquisa mercadológica podemos obter uma série de informações importantes sobre o mercado, informações estas que podem auxiliar a “visualizar” um certo ambiente e também auxiliar na tomada de decisões por parte da gerência nas organizações. Vale dizer aqui que a pesquisa mercadológica pode ser realizada por pequenas, médias e grandes empresas, além de existir a possibilidade de se contratar empresas especializadas na realização de pesquisas.

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Sabemos que informação nos dias de hoje vale muito dinheiro e as empresas que não possuem informações sobre o mercado como um todo e seus componentes (mão de obra, matérias primas, consumidores, fornecedores, produtos concorrentes, etc…) podem estar correndo sério risco de estarem navegando rumo à incerteza. Uma empresa que não conhece onde está pisando pode ter desempenho menor que os concorrentes, sendo aos poucos excluída do mercado…

Transformar informação em conhecimento é um dos grandes desafios das empresas, e muitas das decisões realizadas nas organizações são permeadas pela incerteza. Um dos grandes motivos se dá pelo ambiente em que vivemos, totalmente mutável, que faz com que cada vez mais os decisores tenham menas certeza do que virá no futuro. E isso já podemos ver atualmente com a presença de crises, desaparecimento de grandes corporações, aparecimento de novas, transferência do poder no mercado de forma rápida, ou seja, nada mais está parado no mundo dos negócios, tudo está interligado.

Se formos definir o que é pesquisa mercadológica, poderíamos dizer que ela ajuda a colher dados, que podem futuramente se transformar em informações, que por sua vez podem auxiliar a tomada de decisão no mercado.Tendo boas informações sobre o mercado, a organização consegue reduzir um aspecto que a ronda a todo momento: RISCO. Interpretando bem a realidade do mercado, é possível que a empresa corra menos risco relativo às variáveis que a influenciam.

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E como montar uma pesquisa mercadológica? É o que vamos ver nos próximos posts. Não deixem de nos acompanhar e comentar. Sua opinião é muito valiosa e o blog também é seu. O conhecimento só se constrói quando você participa.

Até a próxima semana!

Erick Pereira – Criativos do Marketing

 

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~ por erickmkt em 15/11/2009.

2 Respostas to “Pesquisa mercadológica – investigação a serviço do sucesso!”

  1. Boa tarde!

    De fato, o mestrado está requerendo empenho, nosso tempo precisando ser dividido entre trabalho, família e mestrado, nada fácil. Quanto ao tema abordado Erick, muito possitivo nessa fase do mestrado e no cenário dos negócios. Esperamos poder contribuir com nossas pesquisas auxiliando o desepenho das empresas.

  2. a empresa “claro ” aproveitou do catrasto de vendas como pesquisa isso bom ate que ponto isso se diferencia da pesquisa de campo.

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